quinta-feira, 1 de setembro de 2011


EDUCAÇÃO INFANTIL
O QUE FAZ UMA CRIANÇA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL?

Brinca; certamente brinca, mas também começa a fazer amigos e aprende coisas novas, passando horas felizes convivendo com outras crianças e com adultos que não são seus familiares.
Não é apenas isso o que acontece. Até os seis anos de idade, a criança viverá uma das mais complexas fazes do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, que será tanto mais ricas quanto mais qualificadas forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.
Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse momento intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro das crianças.
Por isso, a Escola de Educação Infantil deve preocupar-se em estruturar projetos pedagógicos diferenciados para trabalhar com as crianças sem abrir mão de ser um espaço livre para brincar, de ser um ambiente extremamente afetivo e por isso deve propiciar um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagem planejadas para desenvolver as diversas linguagens e as emoções das crianças, além de estabelecer os pilares para o pensamento autônomo.
Toda escola de educação infantil, seus professores e especialistas precisam ter certeza do que quer que a criança desenvolva na sua trajetória escolar. Assim, para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética, capaz de conviver num ambiente democrático. Por essa razão a Escola de Educação Infantil deve programar e propor atividades que desenvolvam um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária.
Leitura e Escrita, Música, Artes, Natureza e Sociedade, Movimento, Matemática, Inglês, Filosofia e Informática- em todos esses campos de conhecimentos, dependendo das atividades programadas, a criança não é absolutamente aquele estudante passivo da educação tradicional, mas um aluno participante e ativo no processo de construção do conhecimento. Em todas essas áreas, consideremos que as crianças têm a possibilidade de utilizar recursos da tecnologia, e vivenciar experiências ricas, assim como nas aulas de culinária.



                                                              Texto: adaptado por Leodon Gomes

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